O PODER DO CHÁ , Cremes e remédios naturais.

 

CABELOS SECOS: Quando se tem cabelos secos, convém ter sempre cuidados redobrados. Utilize produtos adequados para o dia a dia que existem a venda no mercado apropriado. Depois uma vez por semana, para os cabelos secos pode é fazer uma mistura caseira 100% natural para aplicar no cabelo. Para isso faça o seguinte: Numa tigela, ponha 1 colher de sopa de mel com uma gema de ovo e misture muito bem.Depois, aplique essa mistura em cima do cabelo, massajando durante 10 minutos. Passar por água para retirar a mistura e lavar o cabelo normalmente como sempre faz. Evite os secadores de cabelos ou se utilizar ponha na posição frio para não secar tanto o cabelo.,

 


 

Chá para anemia : A salsa é normalmente usada para temperar a comida, mas pode ser usada também em forma de chá para combater a anemia. Para fazer o chá, proceda do seguinte modo : numa panela coloque 250 ml de água a ferver. Depois retire do lume e deite uns 10 ramos de salsa em infusão, durante 15 minutos. Coe e beba 2 a 3 chávenas por dia. Além de combater a anemia, é ainda um excelente tónico e estimulante. A salsa também tem propriedades sedativas, que permite reencontrar calma e serenidade.

 


 

Chá de maçã:  O chá de maçã é excelente para as pessoas com problemas ao nível de intestino, pelo facto de ser um excelente laxante. É benéfico também para problemas de obesidade, alivia também as dores de reumatismo, ácido úrico, diabetes, problemas pele e do sistema nervoso. Para fazer um chá de maçã, basta fazer o seguinte: Quando estiver a comer uma maçã, retire a pele e ponha-a a secar ao ar livre. Depois de secas pode conservá-las numa caixa hermética. Para fazer o chá, coloque uma panela com água a ferver, deite dentro algumas cascas, deixar macerar durante 15 minutos, coar e o seu chá de maçã está pronto para ser servido. Deve beber duas a três chávenas de chá por dia.

 


 

Chá de anis estrelado: O chá de anis estrelado alivia cólicas , gripes, gastrites e facilita a digestão, óptimo para quem tenha expectoração, bronquites e espasmos. Alivia também a tosse, nevrites, elimina os gases e é excelente para as mães que estão a amamentar, por ter propriedades facilitadoras de aumentar as secreções de leite. Para fazer o chá, coloque uma panela de água a ferver com 1 colher de chá de anis estrelado. Depois de ferver deixe em infusão 10 minutos, coar e beber 2 a 3 chávena de esse chá por dia.

 


 

 Chá de aipo O chá de aipo é utilizado desde tempos remotos como tratamento medicinal natural para problemas reumatismais. Excelente aliado para as pessoas com de peso em excesso por ter efeitos diuréticos e ajuda a emagrecer. Para fazer o chá, faça o seguinte : Numa panela colocar 250 ml de água a ferver depois retirar do lume, de seguida deitar num recipiente duas colheres de sopa de folhas de aipo. A seguir, deitar a água em cima e deixar repousar durante 5 minutos. Coar e beber, 2 a 3 chávenas por dia.

 


 

Mel para o coração O mel de abelhas é um excelente aliado para combater problemas de coração, além de que ajuda também a reduzir o mau colesterol. Por isso, em vez de comer torradas ou pão com manteiga ou outra coisa qualquer, barre mel. Isso feito com regularidade vai ajudar a prevenir, fortalecer e regularizar a pulsação. Pode também fazer a sua torrada, barrar com mel e polvilhar com canela em pó que vai ajudar a revitalizar e limpar as artérias e veias. Uma excelente ideia, é habituar as crianças desde pequenas a substituír a manteiga por mel, como no tempo das nossas avós.

 


 

Chá de manjericão:  O chá de Manjericão é excelente para quem tenha digestões difíceis, dores de estômago, bronquites, problemas das vias respiratórias, dores de garganta, gases, dores de cabeça, estado febril e tosse. É também excelente para as mulheres que estão a amamentar, pois aumenta a produção do leite. Para fazer o chá, coloque numa panela 1 litro de água a ferver e depois adicione 1 colher de sopa de manjericão, em infusão durante 15 minutos. Coar e beber, 2 a 3 chávenas de chá por dia, quente ou frio.

 


 

Chá de coentros:  O coentro é mais conhecida por ser usada em culinária, mas também, mastigar uma colher cheia de sementes de coentro, é um excelente anti mau hálito e estimula o fluxo dos sucos gástricos. Utilizado sobre forma de chá, ele é excelente para aliviar as dores de estômago, melhorar o sistema digestivo, diarreia, cólicas e tensão nervosa. Para fazer o chá, coloque numa panela 500 ml de água a ferver e depois, adicione 2 colheres de sopa de sementes, em infusão durante 15 minutos. Coar e beber 2 a 3 chavenas de chá por dia.

 


 

Chá de alecrim  : O chá de alecrim é uma erva excelente para quem tenha problemas de reumatismo, bom tónico cardíaco e trata os problemas gástricos e hepáticos, pelas virtudes fortificantes que contém. Tem também propriedades que ajudam a aliviar a tosse, dores de cabeça e problemas de circulação sanguínea. Para fazer o chá, basta colocar 500 ml de água a ferver, depois retirar do lume e adicionar 2 colheres de sopa de folhas de alecrim. Coar e beber 2 a 3 chávenas por dia, quente ou frio, durante o tempo que achar necessário.

 


 

Remédio natural para mosquito: Há alturas em que os mosquitos não nos deixam em paz, o que é uma chatice porque algumas pessoas ficam mesmo todas picadas. Existem alguns produtos à venda no mercado, mas podemos fazer a nossa própria loção caseira 100% natural. Para isso basta fazer o seguinte: Arranjar ou comprar um pulverizador previamente limpo e colocar 100 ml de vinagre de álcool branco com 10 gotas de óleo essencial de citronela.
Misturar e pulverizar sobre a pele. Dessa forma pode estar completamente à vontade porque está protegida.

 


 

Chá de eucalipto:  O chá de eucalipto é excelente para aliviar a gripe, sinusite ou para aqueles dias que chega a casa cheia de frio, porque passou o dia todo no exterior, naqueles dias gelados. Depois, o chá de eucalipto também alivia as vias respiratórias e bronquites. Para fazer o chá, coloque numa panela 500 ml de água a ferver e de seguida adicione 2 colheres de sopa de folhas em infusão durante 15 minutos. Coar e beber 2 a 3 chávenas de chá por dia.

 


 

Tratar intoxicação alimentar Quando se come qualquer coisa que nos provoca uma pequena intoxicação alimentar, podemos aliviar isso com produtos químicos prescritos pelo médico, mas também se consegue tratar esse problema de forma natural. Para isso faça o seguinte,:
–  Pegue em vinagre de cidra e tome uma colher de sopa de duas em duas horas.Faça isso até ficar melhor, mas normalmente basta um dia e o mal desaparece. Esta dica é muito eficaz e não tem contra-indicações. Se no dia seguinte não melhorar, então será melhor consultar o seu médico.

 


 

Chá de alface: O chá de alface ajuda as pessoas que tem problemas de obstipação por ter propriedades laxantes, é um excelente diurético, depurativo, ajuda nos problemas digestivos e excelente para quem tenha problema de sono ou insónias. Alivia igualmente as dores menstruais. Para fazer o chá faça o seguinte :
– Colocar 500 ml de água a ferver, depois retire do FOGO e adicione 2 colheres de chá de alface e deixar em infusão durante 10 a 15 minutos. Coar e beber 2 a 3 COLHERES de chá por dia.

 


 

Secar ervas aromáticas: Para secar as ervas aromáticas em forma de ramo, deve colocá-las num sítio fresco e de cabeça para baixo. Cobrir de seguida com um papel de cozinha para evitar que as ervas apanhem pó. Se não  necessitar das ervas rapidamente, pode fazer o seguinte:
Coloque as ervas em cima de um prato coberto com um papel de cozinha por cima e leve ao microondas durante 30 segundos. Se achar que 30 segundos foi pouco, coloca lá outra vez durante mais uns segundos. Agora deixe secar ao ar, sempre tapadas com papel para evitar o pó.

 


 

Chá DE CAMOMILA:  para aliviar cólicas de bébés Quando o seu bebé está a chorar por causa das cólicas, principalmente nos primeiros meses, que é quando isso mais acontece, existem algumas soluções para aliviar, sem recorrer a químicos. Pode também resolver esse tipo de problema de forma natural, fazendo o seguinte chá: Tenha em casa ou compre em ervanárias, supermercados ou lojas especializadas, chá de camomila e sementes de funcho. Para fazer o chá, ponha uma panela de água a ferver (mais ao menos 250 ml) e depois de ferver, retire do lume e adicione 1 colher de chá de camomila com 1 de sementes de funcho. Deixar macerar durante 10 minutos, coar e dar ao seu bebé.

 


 

Hortelã ou menta     A hortelã além de propriedades estimulantes, tem ainda propriedades anestesiantes e quando utilizada em chá é muito útil para o tratamento de prisão de ventre. Para o tratamento de picadas de insetos, como emplastro com folhas esmagadas em cima da picada, atua como refrescante, pelo poder do mentol encontrado na sua composição.  A hortelã é ainda rica em vitamina A e C, considerada então como um excelente antioxidante e faz bem à pele e aos ossos. Para decorar sobremesas e gelados, assim como sopas e saladas é também muito apreciada.

 


 

Creme hidratante   Quando se quer ter uma pele bonita e hidratada é necessário ter alguns cuidados com o seu corpo. Pode comprar vários tipos de cremes hidratantes que se podem adquirir em qualquer lado, como farmácia, supermercado, etc., mas pode também fazer o seu hidratante,  100% natural em casa e para isso faça o seguinte: Coloque num recipiente 2 colheres de sopa de glicerina e 2 de água de rosas e misture bem. Depois do seu duche à noite, massage o seu corpo com essa mistura e vai reparar como a pele fica suave e hidratada.

 


 

Chá de gengibre:  O chá de gengibre é um dos mais antigos e o seu potencial é conhecido como uma planta medicinal de elevado valor para tratar gripes, constipações e resfriados. Este chá, feito com 1 litro de água e um bocado de rizoma de gengibre, é suficiente para aliviar os sintomas das patologias descritas. Pode beber enquanto não se sentir melhor, durante 2, 3 ou 4 dias, sem qualquer problema. Se está com dores de coluna pode utilizar também este líquido em compressas e colocar em cima da dor. Serve da mesma forma para dores provocadas por artrite, gota e dores reumatismais.

 


 

Chá de oliveira: Quando o lema é emagrecer, todas as ajudas são bem recebidas e com chá de oliveira, um produto bem natural vale a pena experimentar. Estudos comprovam a eficácia deste chá no combate às gorduras localizadas, sobretudo aquelas que se encontram na zona do abdómen e tão difíceis são de desaparecer. Beber este chá durante um mês seguido, 3 a 4 chávenas por dia, frio ou quente, ajuda a eliminar em média 4 a 6 kg e ajuda a perder volume na zona da barriga.

 


 

Chá de canela com gengibre:   O   chá com canela e gengibre tem imensos benefícios, mas é sobretudo indicado para dietas de emagrecimento. Se está a pensar fazer um regime alimentar para perder algum peso, não esqueça que este chá  pode fazer toda a diferença, fazendo-a recuperar rapidamente a boa forma física. Bebido várias vezes ao dia, sem açúcar, é um excelente ajudante na dieta alimentar. Juntamente com esta receita, pratique exercício físico regularmente e a balança vai mostrar toda a diferença. Se suspeita que pode estar grávida, não tome este chá, porque há estudos que lhe conferem um efeito abortivo.

 

 

Chá de alface para adormecer:   Quando se passa por uma fase de mais stress e não só, mas para quem também tem alguma dificuldade em adormecer, existe um chá muito eficaz para resolver de forma natural esse tipo de situação. Para isso faça o seguinte: Coloque 1 litro de água numa panela a ferver, desligue o lume e coloque durante 10 minutos, 75 gr de alface, deixe repousar e coe. Beber o litro de chá durante todo o dia e fazer isso durante algum tempo. Vai sentir-se melhor certamente e vai ter umas noite muito mais tranquilas.

 

 

Chá de canela :  O chá de canela:  é muito fácil de fazer, bastando para tal, ferver 1 litro de água com 2 paus de canela. Ferver durante 15 minutos e deixar repousar mais uns 10 minutos. Esperar que arrefeça e pode ser bebido várias vezes ao dia. Se estiver grávida não tome este chá, pois tem potencial abortivo. O chá de canela com um pedaço de gengibre é indicado também para quem pretende perder uns quilinhos a mais, pois ajuda a queimar calorias e consequentemente à perda dos quilos extra.

 

Casca e semente de abóbora:  Que a abóbora é excelente para a saúde não é novidade, mas com esta dica vai poder aproveitar também a sua casca e obter um poderoso alimento, visto ser rica em betacaroteno, vitaminas, sais minerais e além de tudo,  antioxidante. Comece por cortar tiras finas e com este ingrediente faça uma deliciosa quiche, inovadora, que vai deixar todos de boca aberta. Aproveite também as sementes, levando-as ao forno para secar e tostar. Vai fazer sucesso com o novo petisco!

 

 

Perder peso com chá de canela:  É sempre difícil perder peso e é bem mais fácil ganhá-lo. O que propomos é seguir uma dieta nem que seja pequena com a ajuda de um chá de canela. Para o chá de canela, faça o seguinte: Coloque numa panela água a ferver (500 ml) com uma colher de sopa de mel e uma colher de café de canela em pó. Beber este chá de manhã em jejum e à noite antes de deitar. É eficaz. A canela tem na sua composição, substâncias que impedem a acumulação de gordura.

 

 

Levedura de cerveja :  A levedura de cerveja é um fungo utilizado na fermentação de açúcar dos cereais, levando à produção do álcool para o fabrico de bebidas. Este fermento inativo natural é uma mistura de cevada, água e lúpulo, neste caso para o fabrico da cerveja. As leveduras das bebidas alcoólicas são do tipo Saccharomyces cerevisiae. As células da levedura contêm um alto valor proteico. É ainda um suplemento dietético, rico em vitamina do complexo B e possui todos os aminoácidos essenciais à vida. A levedura de cerveja é usada também em diarreias, acne da pele, perda de apetite e furúnculos.

 

A noz moscada:   é uma especiaria muito usada em culinária pela sua versatilidade e talvez pelo sabor adstringente resulta melhor em pratos salgados, embora também se use em alguns doces. Os seus benefícios são variados, sendo o seu óleo muito utilizado para a confeção de sabões, perfumes e produtos para o cabelo. Pomadas feitas com esta especiaria estão indicadas para o tratamento de reumatismo, eczema e calvície. Consumida em grandes quantidades tem efeitos alucinogénios e pode causar taquicardia, desorientação e convulsões. Estima-se que a ingestão de 2 nozes podem provocar a morte, não se devendo comer  mais do que 3 gramas por dia.

 

 

Benefícios da beterraba    A beterraba é um tubérculo muito benéfico para a saúde, pois as suas virtudes são muitas e variadas. De alto valor nutritivo é muito utilizada em dietas de emagrecimento, pelo seu baixo valor calórico, realçando que 100 gramas de beterraba correspondem a 40 calorias. É rica também em vitaminas, hidratos de carbono e sais minerais. O seu poder medicinal é também muito conhecido no tratamento de anemias. A beterraba é um delicioso acompanhante para pratos quentes ou frios. A sua cor intensa é convidativa e de sabor agradável.
Benefícios da melancia:  A melancia, quando aberta apresenta uma cor viva, fresca e apetecível. Segundo os especialistas, a melancia contém licopene e o seu sumo é uma excelente fonte de arginina, que é um aminoácido codificado pelo código genético. Este aminoácido  é um dilatador dos vasos sanguíneos.
Além de tudo isto tem ainda a função benéfica para os rins, tem ação depurativa, é desintoxicante, e uma ajuda no combate ao excesso de peso. Para quem sofre de ácido úrico em excesso, o consumo de melancia ajuda na sua eliminação.
Chá de linhaçaO.   chá de linhaça adoçado com mel é remédio santo para tratamento de acidez do estômago, asma, diabetes, diarreias, doenças dos rins, rouquidão e tosse. É também um chá muito utilizado para tratar problemas de hemorroidas e inflamações da uretra. A linhaça tem na sua composição vitamina K, que é excelente para ajudar a coagular o sangue. É também usado em dietas de emagrecimento para ajudar a combater a obesidade. As sementes de linhaça têm na sua composição 27 componentes anticancerígenos, sendo um deles a” lignina”, capaz de proteger e evitar tumores malignos..

 

Benefícios da romã   São vários os benefícios da romã. É diurética, tónica, antiespasmódica e é antioxidante. Consumida com regularidade, tem benefícios no tratamento de diarreias, cólicas e dores de garganta. O seu sumo é de grande eficiência no combate ao envelhecimento, assim como ajudante na redução do colesterol. O seu poder antioxidante, no combate aos maléficos radicais livres, é, segundos alguns pesquisadores mais eficiente do que o tomate ou vinho, pelo tipo de flavenoides encontrados na sua composição. A cosmética, conhecendo os benefícios deste fruto para a pele e cabelos, tem também desenvolvido novos produtos como cremes, sabonetes e shampoos, usando os óleos essenciais da romã.

 

 

Chá de alho   O chá de alho tem um potencial muito elevado no tratamento de oxíuros nas crianças. Para o chá deve utilizar 25 gramas de alho fervido num copo de água fervida durante 20 minutos. Tomar 2 vezes ao dia durante pelo menos 4 dias seguidos. Para a tosse utilizar o mesmo chá, adicionando 1 colher de mel de abelhas. De preferência deve fazer este tratamento dez minutos antes de se deitar. Volte a repetir no dia seginte, até que a tosse desapareça por completo.

 

 

 

Chá de girassol    O chá de girassol tem propriedades terapêuticas variadas, conforme se use as folhas, a casca do caule ou as flores. O chá de folhas de girassol tem propriedades antiasmáticas, expectorantes, diuréticas e antigripais. Já o chá da casca do caule é muito útil no tratamento de úlceras e febres. Quando utilizado o chá das flores é um excelente auxiliar no tratamento de patologias de garganta, gripes e constipações, assim como doenças pulmonares. Ajuda ainda no tratamento da celulite e em dietas de emagrecimento.

 

 

Chá de casca de abacaxi   O chá de casca de abacaxi tem imensos benefícios para a saúde como para tratar anemia, controlar a tensão arterial, ajudar a emagrecer, etc. Para fazer o chá, coloque 1,5l de água a ferver e mergulhe a casca de 1 abacaxi, depois de devidamente lavada. Deixar ferver durante 5 minutos, coe e beba. De salientar que a quantidade de água e casca tem a ver com o querer fazer muito ou pouco chá. Se pretender só 1 chávena, basta cortar meia casca de 1 fatia de abacaxi. Com a prática vai poder escolher a quantidade de casca pretendida. Há quem goste do sabor mais acentuado e vice versa.

 

Benefícios do chá hortelã    O chá de hortelã, além de possuir um paladar agradável, o típico sabor a menta, é um bom digestivo. Quando  bebido após as refeições, é uma excelente bebida para quem sofre de dores de estômago. Este chá é benéfico também para quem sofre de dores menstruais, cólicas intestinais e ainda para a ansiedade. Na parte estética e na beleza, surte efeitos benéficos também, ao ser utilizado por quem tem pele oleosa. Se passar na pele um chá de hortelã bem forte, vai verificar que a pele fica com aspeto bem mais saudável.

 

 

Chá de casca de laranja    O chá de casca de laranja, tem vários benefícios para a saúde, como diminuir gases intestinais, prevenir cólicas e é ainda um excelente aliado no combate às gorduras localizadas. No combate à enxaqueca, surte resultados surpreendentes, quando bebido várias vezes ao dia. Modo de fazer o chá de casca de laranja: retirar a casca de meia laranja, aproveitando ao máximo a parte branca ou seja a parte interior. Colocar a casca dentro de 1 litro de água a ferver durante 5 minutos. Deixar repousar durante quinze minutos, tirar a casca e beber várias vezes ao dia.

 

 

 

Chá de casca de cebola  O chá de cebola tem efeitos reais no combate a constipações, gripes e rouquidão. Tem efeito mucolítico, acalmando dores de garganta e tem propriedades expectorantes e diuréticas. Tem propriedades bactericidas, sobretudo quando há infeção das vias respiratórias. Ajuda a aliviar digestões pesadas e é muito útil na prevenção de coágulos no sangue, além de que ajuda a torná-lo mais fluído. O seu alto teor de potássio ajuda na formação e eliminação da urina. Para fazer o chá, ferva 1 litro de água e junte as cascas de uma cebola grande, depois de bem lavadas e deixe ferver durante dez minutos. Coe e beba ainda quente.

 

Manjericão  Como todas as ervas aromáticas, o manjericão contém vários antioxidantes que lutam contra a velhice e ajudam a proteger contra alguns cancros e doenças cardiovasculares. O manjericão acompanha muito bem com massas, saladas, patés, ovos, tomates e molhos para carnes e mariscos. Pode ser cultivado em casa, plantado em maio (em planta) e colocado no interior ou exterior, na varanda ou numa floreira. Tem que ter o cuidado de regar todos os dias de verão, mas sem encharcar e deve ainda cortar as folhas secas.

 

 

 

Chá de sementes de funcho   O chá de funcho, também conhecido no mundo rural como fiolho, tem um aroma especial, idêntico ao do anis. Este chá, segundo a tradição deve ser utilizado pelas mães que estão a amamentar, pelo facto de ajudar a eliminar as cólicas do bebé ao mesmo tempo que faz aumentar a quantidade de leite. Tem ainda acção diurética, anti-séptica,  anti-espasmolítica e expectorante, além de também  ser benéfico para problemas de ácido úrico. O chá das suas sementes, utilizado em compressas, surte efeitos benéficos para os olhos irritados ou inflamados.

 

 

Propriedades da salsa      Uma grande parte da população consome diariamente salsa na alimentação, sem saber que este tempero tem imensas vitaminas e sais minerais. Ela é rica em vitamina A,B1, B2, C e D. A salsa tem também poderes antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele. O seu consumo evita o aparecimento de pedra nos rins, além de que é estimulante, diurética e calmante, ajuda na digestão, ajuda na eliminação de gases, previne certos tipos de cancro e dá luminosidade à pele. Excelente para se usar na confeção de alimentos e crua é deliciosa também.

 

 

Barba de milho    A barba de milho tomada em chá é um excelente aliado para as pessoas que tem problemas ao nível das vias urinárias por ser um poderoso diurético. Ajuda a aliviar ardores ao urinar, óptimo também para quem tenha problemas da bexiga, rins, cistites, nefrites, pernas inchadas e retenção de urina. Ajuda a baixar a pressão arterial e é excelente purificador de sangue. Tomar 3 a 4 chávenas de esse chá por dia. Para fazer o chá, ponha em 1 litro de água fervida, uma mão cheia de barba de milho em infusão durante 15 minutos e coar.

 

 

 

Coentros Tal    como outras plantas aromáticas, esta é sem dúvida muito utilizada na culinária portuguesa e também mexicana. Em Portugal, essencialmente na cozinha alentejana, esta pequena espécie é rainha, sendo utilizada numa grande variedade de pratos. A açorda alentejana é prova disso, pois sem esta erva não tem o mesmo sabor. É uma planta parecida com a salsa, com um aroma substancial, de folhas recortadas e as suas flores apresentam cor branca ou levemente rosada. O aroma é forte e distingue-se à distância.

 

 

  Benefícios de alecrim   O alecrim pode ser utilizado nas mais diversas situações. Como inseticida natural, deve plantar alecrim na sua horta, pois protege as outras plantas. O alecrim em casa é um óptimo anti-traça e um excelente desinfetante natural. Colocando um ramo de Alecrim entre as suas roupas nos roupeiros, gavetas, etc, não há traça que resista. Faça o seu desinfetante caseiro, levando a água a ferver (pouca água) e juntar o alecrim. Deixar ferver durante 30 minutos, aproveitar o líquido e usar por exemplo para desinfetar a sua casa de banho. É fácil, prático e económico. Para combater uma anemia, faça o seguinte: Ponha água ao lume (1 litro), com uns ramos de alecrim e deixe cerca de 10 minutos em lume brando. Depois coar e beber uma chávena de manhã em jejum, durante uma semana. O  chá tem que ser mantido no frigorífico. O Alecrim na cozinha, e óptimo para temperar as carnes, tanto para assar como para grelhar. Também se usa com bastante sucesso nas saladas e queijos. Uma pequena dica: Colocar para entradas, queijo fresco com alecrim em cima. Simplesmente divinal!

 

 

   Laranja lima   A laranja lima é uma espécie de citrino, em que o seu paladar varia entre o limão e a laranja.Tem casca fina, de cor amarelo claro e um sabor adocicado e é bastante suculenta. Normalmente o seu uso é quase exclusivamente para ser comida em gomos ou para elaborar sumos, podendo também ser utilizada em geleias. Raramente se utiliza esta espécie em culinária. As folhas desta qualidade de laranjeira são muito utilizadas para fazer chá, pois tem o potencial de reduzir a febre e diminuir ou mesmo eliminar a enxaqueca.

 

 

   Chá bom para bexiga   A sensação de ardor ao urinar, causa sempre incómodo e indica inflamação ou infeção urinária. Para tratar este problema e uma vez que a salsa é diurética, pode fazer um chá de salsa, bastante eficaz neste tipo de situação. Para isso, ferva 1 litro de água com 4 ramos de salsa e deixe ao lume durante 5 minutos. Coe e beba várias vezes ao dia, em substituição da água. De salientar que não deve deixar o chá para o dia seguinte, porque perde propriedades. Este remédio caseiro, costuma aliviar os sintomas e eliminar a inflamação.

 

 

 Benefícios de óleo de coco   O óleo de coco, é um excelente auxiliar na perda de peso, porque permite ao organismo criar calor, queimando ao mesmo tempo calorias excessivas. Este produto é rico em triglicerídeos de gama média, uma gordura saudável que ajuda a emagrecer. Neste caso, o óleo de coco é considerado termogénico, por conseguir queimar gordura, através do calor. Funciona eficazmente na gordura localizada, sobretudo na zona da barriga. Ajuda a eliminar o mau colesterol e limita o apetite, dando a sensação de satisfação. O ideal é consumir 3 a 4 colheres de sopa de óle de coco por dia, podendo ser adicionado em saladas, legumes, sopas, para barrar o pão ou tostas.

 

 

Chá calmante Com a correria do dia a dia,   o organismo ressente-se e com ele vem o nervosismo, ansiedade e por vezes até noites mal dormidas. Para controlar essa situação de forma natural, é importante fazer um chá relaxante, capaz de acalmar e tranquilizar. Para tal, pode fazer-se um chá com os seguintes ingredientes:
– 2 xícaras de água
– 1 colher de sopa de folhas de maracujá
– 1 colher de sopa de capim limão
– 1 colher de sopa de erva cidreira
Preparação: Levar a água ao lume até ferver e mal levante fervura acrescente as 3 ervas. Deixe ferver durante 2 minutos, desligue o fogão, abafe e deixe repousar durante 15 minutos. Beba antes de dormir para que tenha uma noite tranquila e repousante.

 

 

 Tratar a tosse Com as mudanças de temperatura,  é muito vulgar aparecer a tosse. Existem xaropes para este problema à venda em farmácia, mas existem também alguns tratamentos naturais bastante eficazes para combater esta situação. O chá de funcho é um dos tratamentos para resolvar eficazmente a tosse. Para preparar esta infusão, deite 2 colheres de sopa bem cheias de sementes de funcho numa chávena e de seguida verta água a ferver em cima. Deixe repousar durante 10 minutos e depois beba a maior quantidade de chá quente que conseguir. Repita diariamente até que a tosse desapareça.

 

 

Chá de coentros para limpar fígadoEm certas pessoas que comentem excessos alimentares, é no fígado e na vesícula que se depositam imensas toxinas. É necessário que pelo menos 1 vez por ano se faça uma desintoxicação e a forma eficaz de o resolver, é através de um produto natural, sem efeitos adversos. As sementes de coentro, na dosagem de 2 colheres de sopa de semente, para 1 litro de água fervente, durante 30 dias, é um boa receita para limpar naturalmente o fígado. Leve então ao lume 1 litro de água até ferver e de seguida deite duas colheres de sopa de sementes de coentro. Ferva durantes 2 minutos e deixe repousar cerca de 15 minutos. Tome ao longo do dia.

 

 

Chá caseiro para tosse  Existem imensas receitas de remédios caseiros para tratar a tosse, algumas mesmo muito eficazes. Destacamos o xarope feito com agrião, que dá resultados surpreendentes e não custa nada fazer. Para o efeito, compre 1 molho de agrião, que deve escolher retirando as folhas estragadas e de seguida lave muito bem. Triture na centrifugadora e leve o líquido obtido, ao lume, durante 10 minutos e deixe arrefecer 1 pouco. Deve por fim medir o líquido obtido e adicionar a mesma quantidade de mel de abelhas. Tome 1 colher de sopa de manhã ao levantar, outra a seguir ao almoço e outra antes de deitar. Rapidamente se vai livrar da tosse. Outro remédio caseiro para a tosse, consiste em ralar duas ou três cenouras na centrifugadora e juntar a mesma quantidade de mel. Tome essa mistura várias vezes ao dia.

 

 

Remédio caseiro para amigdalite   A amigdalite pode ser tratada logo após os primeiros sintomas, como dor de garganta e dificuldade em engolir. Para curar esta inflamação, experimente fazer um xarope caseiro muito eficaz neste tipo de situação. Para tal, use a centrifugadora e reduza um pepino a puré. Depois, misture 2 colheres de sopa de mel de abelhas e beba o sumo vagarosamente, duas a três vezes por dia. Repita o tratamento até que os sintomas desapareçam completamente. Antes de deitar coma 1 colher de sopa de mel de abelhas ao natural.
Remédio caseiro para prisão de ventreA prisão de ventre, também chamada de obstipação, é um caso de desconforto muito comum e cria indisposição e mau estar. Para tratar este problema sem ter de estar sempre a recorrer a laxantes, pode você mesma fazer este remédio natural, muito eficaz neste tipo de situação. Ferva 1 litro de água com um pedaço de gengibre durante 5 minutos. Deixe repousar cerca de 10 minutos, coe e adicione o sumo de meio limão. Beba logo de manhã em jejum e vá bebendo ao longo do dia. Pode também comer diariamente 3 ameixas pretas que ajudam o trânsito intestinal.

 

 

Chá caseiro para emagrecer Perder uns quilos depois das festas,    é a vontade da maioria das pessoas que exagera nestas épocas do ano, ingerindo mais calorias do que as que queima. Para recuperar a silhueta perdida, além do exercício físico diário, como por exemplo uma caminhada de 1 hora, pode usar uma mistura de 3 chás, muito eficaz nestas situações. Para fazer este chá, prepare uma mistura nas mesmas proporções de chá branco, vermelho e verde. Leve ao lume até ferver 1 litro de água e junte 2 colheres de sopa dessa mistura (3 chás). Deixe repousar durante 10 minutos, coe e beba durante o dia.
Remédio caseiro para gripe e resfriado   Nos períodos entre Outubro e Março, é mais propício acontecer um resfriado ou gripe, embora possa aparecer em qualquer altura do ano. O melhor remédio para este problema, é beber bastantes líquidos, alimentar-se devidamente e repousar bastante. Para ajudar a recuperar mais rápido, experimente fazer um xarope de cenoura, muito benéfico nestas ocasiões. Para preparar este remédio natural, corte uma cenoura em rodelas finas e coloque-as num recipiente de vidro. Por cima, deite 2 colheres de sopa de açúcar, meio limão e 1 colher de sopa de mel. Deixe repousar cerca de 24 horas e tome 2 vezes por dia.

 

 

Chá para bronquite Para aliviar a bronquite,   pode fazer um chá, que funciona como um verdadeiro remédio natural. Para preparar este chá, ferva uma chávena de chá de água com 4 dentes de alho. Deixe ferver durante 5 minutos, desligue o fogo e junte sumo de 1 limão com 2 colheres de sopa de mel de abelhas. Beba 1 colher de sopa de hora a hora em épocas de crise. Se os sintomas não desaparecerem, não hesite e consulte o seu médico assistente, pois pode necessitar de outro apoio.

 

 

Baixar colesterol com cenoura   Os valores do colesterol, sobretudo o mau, prejudicam a saúde e são muitas vezes os grandes responsáveis por doenças cardiovasculares. Para baixar o mau colesterol, pode fazer suco de cenoura, bastante eficaz para tratar e melhorar este tipo de situação. Para tal, triture 2 cenouras, misture com 1/2 copo de sumo de limão e beba logo pela manhã. Faça este remédio natural, pelo menos durante 3 dias por semana e repita a receita por cerca de 1 mês. Além de baixar os valores de colesterol, também a sua pele vai melhorar, ficando mais luminosa e delicada.

 

Chá de rouquidão   Quando a temperatura desce, a rouquidão pode aparecer, associada a uma inflamação da laringe. Normalmente desaparece ao fim de alguns dias, mas pode fazer um chá medicinal para acelarar este processo. Para fazer o chá, descasque um limão e use atrituradora para o desfazer. Leve ao lume até ferver, 0,5 litro de água com as cascas do limão, durante cinco minutos. Retire do lume, adicione o sumo e 2 colheres de sopa de mel. Coe e beba bem quente, de preferência na hora de se deitar. No dia seguinte vai certamente sentir-se melhor.

 

 

Gorduras  Todos necessitamos de uma certa quantidade de gorduras na dieta alimentar, mas a maior parte das pessoas ingere uma quantidade bem superior às suas necessidades. Recomenda-se que os homens limitem o consumo diário para cerca de 70 gramas e as mulheres 50 gramas. O azeite é uma gordura saudável, quando consumida com moderação e é de todas as gorduras, a mais resistente ao calor. Em dietas de emagrecimento, deve haver um certo cuidado com as quantidades desta gordura, porque é bastante calórica.

 

 

Dieta vegetariana
Uma boa dieta vegetariana, é saudável do ponto de vista nutritivo e muito fácil de preparar. Os hábitos alimentares evoluiram e muitas pessoas já conseguem fazer uma dieta isenta de carne. A variedade de legumes, cereais, frutos frescos e secos, assim como as sementes, contribuiram em grande escala para que a cozinha vegetariana seja mais atrativa e inovadora, acrescentando prazer de comer. O menu vegetariano é hoje em dia a primeira opção de um número crescente de pessoas de todas as idades e estilos de vida. É também uma aposta para ajudar a baixar o colesterol e evitar doenças cardiovasculares.

 

 

Chá para obstipação intestinal   A obstipação intestinal, ou prisão de ventre, causa muito incómodo, com sensação de barriga inchada e por vezes dores abdominais. Para aliviar esse problema, além de uma alimentação cuidada, rica em fibras, pode ainda fazer um chá que é bastante funcional para estes casos. Ferva uma chávena de chá de água, com seis ameixas secas dentro. Deixe ferver durante cinco minutos, coe e beba. Pode fazer este tratamento durante dois a três dias e vai sentir-se aliviado, conseguindo defecar naturalmente.

 

 

Dieta para anemia   Para tratar a anemia, é importante fazer uma dieta rica em ferro. É também imperativo que se complemente também a dieta com alimentos ricos em vitamina C, de forma a que ajude a fixar o ferro. Devem ser incluídos na alimentação os ovos, queijo, leite, iogurtes, carnes vermelhas, peixe, fígado, rim e coração, pão, mel escuro, espinafres, couve galega, feijão, lentilha, soja, espinafres, abóbora, agrião, ervilha seca, tomate, pimento, limão, abacaxi, laranja, banana, ameixa, morango e cereais integrais enriquecidos com ferro.

 

 

Chá para soluços   Os soluços são muito incomodativos, sobretudo nas ocasiões em que estamos mais expostos. Quando isso acontece, existem algumas técnicas naturais, capazes de aliviar rapidamente esse problema. Se está fora de casa quando isso acontece, leve os dedos das mãos aos ouvidos, fazendo pressão sobre o tímpano e normalmente resolve em poucos segundos. Se os soluços são muito comuns, faça um chá de cravos da Índia e livre-se desse incómodo. Para preparar o chá, ferva uma chávena de água com 12 cravos da Índia, durante 2 minutos. Deixe repousar um pouco, coe e beba em pequenos goles.

 

 

Chá para ansiedade   Combater a ansiedade, nervosismo e stress, basta que faça um chá de casca de laranja fresca ou seca no forno. Depois, pode também aproveitar o sumo, bastante eficaz para proteger o organismo de gripes e constipações. Para fazer o chá, descasque 1 laranja, tentando aproveitar ao máximo a parte branca do interior. Leve ao lume até ferver 1 litro de água e coloque dentro toda a casca da laranja, bem lavada e deixe ferver durante 5 minutos. Por fim, retire do lume e reserve com o recipiente tapado. Coe e beba ao longo do dia.

 

 

Chá para enjoos de gravidez   Durante a gravidez, acontece com muitas gestantes o problema dos enjoos, essencialmente durante o primeiro trimestre. Pode resolver esse problema de forma natural, tomando o chá de gengibre. Para fazer o chá, corte um pouco de gengibre, lave e rale-o ou corte em pedaços finos. Use cerca de duas colheres de sopa para meio litro de água acabada de ferver. Evite colocar o gengibre a ferver, porque perde algumas das propriedades medicinais. Deixe repousar cerca de quinze minutos em recipiente fechado, coe e beba de seguida. Pode beber duas a três chávenas de chá por dia.
Chá de casca de cebola roxa   O chá de casca de cebola roxa é funcional para dar ao cabelo uma cor avermelhada diferente, sem recurso a produtos químicos. É óbvio que não dura tanto como as tintas, mas para quem gosta de mudar e experimentar novas cores, esta é uma opção prática e ecológica. Esta técnica dura mais ou menos duas semanas. Existem outros chás, capazes de alterar ou abrilhantar o cabelo, como o chá preto, que usado regularmente escurece o cabelo. Também o chá de camomila destaca o loiro e melhora a cor do cabelo queimado do sol, em época de praia.

 

Benefícios da semente de abóbora   As sementes de abóbora têm imensos benefícios para a saúde e são ricas em fibras. Comidas com regularidade, funcionam bem para tratar problema da próstata, devido aos óleos existentes na sua composição. São ainda ricas em ómega 3, carotenoides e zinco, elementos suficientes para manterem uma próstata saudável. O zinco é também um elemento importante na protecção dos ossos e funciona muito bem no combate à artrite. Ajudam ainda a lutar contra o mau colesterol, pelo que deve ser comida com alguma regularidade, mas de preferência sem sal.

 

 

Sementes de girassol   As sementes de girassol são um alimento importante para a saúde, pois as suas propriedades vão desde o combate aos radicais livres, por serem ricas em antioxidantes, passando por fortalecer o sistema imunitário, ao mesmo tempo que protegem o organismo de doenças graves como cancro, arteriosclerose, artrite reumatoide, doença de parkinson, diabetes, doença de alzheimer, entre outras. Pelo alto teor de fibras que este alimento possui, é eficaz na luta contra doenças intestinais como prisão de ventre. Ajuda ainda a baixar o mau colesterol, reduz os triglicerídeos e consequentemente luta contra doenças cardiovasculares.

 

 

Benefícios da nectarina   Vários estudos demonstram que comer nectarinas, pêssegos ou ameixas, ajudam a combater algumas doenças como diabetes tipo II, obesidade e síndroma metabólica. Esta última, é uma doença que desiquilibra os valores da tensão arterial, colesterol e peso corporal. Como a nectarina é rica é antioxidantes, está provado que pode ajudar a reduzir e mesmo evitar certas doenças, faltando somente defenir quais as quantidades necessárias desta fruta. Comprovaram ainda que os componentes da nectarina, pêssego e ameixa, ajudam nos processos inflamatórios, incluíndo tecido conjuntivo e vascular.

 

 

Benefícios do pêssego   Os benefícios do pêssego são vastos, mas é muito usado para máscaras faciais e corporais, por ser rico em vitamina A e C. É uma excelente fonte de fibra, pelo que é óptimo para o bom funcionamento do intestino. É rico em antioxidantes, ferro e potássio. É ainda excelente para reforçar o sistema imunitário e um aliado para despertar o bom humor em pessoas um pouco deprimidas. É um fruto pobre em calorias e é usado na medicina alternativa chinesa para aliviar problemas pulmonares.

 

 

Benefícios do pimento O pimento é um fruto muito usado na culinária e as suas virtudes são uma aposta na prevenção e luta contra várias doenças. O pimento vermelho é um grande ajudante na prevenção e tratamento do cancro da próstata, bexiga, útero e pâncreas. Usar e abusar do pimento, é sobretudo uma forma correta de evitar o surgimento de inúmeras patologias, através do seu alto teor de antioxidantes utilizados no combate aos radicais livres. Não é só na prevenção e tratamento do cancro que este fruto sobressai, mas estudos científicos comprovaram que é ainda um protetor dos vasos sanguíneos e consequentemente benéfico para o coração. Ajuda também a reduzir o mau colesterol, que é um fator de risco nas doenças cardiovasculares.

 

 

Tratar cãimbras de forma natural   As cãibras são dolorosas contrações do tecido muscular e ocorrem com frequência na barriga da perna. A causa deste problema está associada à falta de irrigação sanguínea, em consequência do cansaço ou anemia. Para tratar este problema de forma natural, faça a terapia das bananas e rapidamente resolve a situação. Comece por comer 1 banana em jejum, no primeiro dia. No dia seguinte coma duas bananas, no terceiro dia 3 bananas e no quarto dia 4 bananas. Depois comece por reduzir e no quinto dia coma somente três bananas, no sexto dia 2 bananas e no sétimo dia, 1 banana. Desta forma as cãibras desaparecem naturalmente.

 

 

Tratamento caseiro de rugas   O surgimento das rugas está relacionado com o processo natural de envelhecimento da pele, em consequência da idade, por carências alimentares ou ainda pela exposição excessiva aos raios solares. Os vasos responsáveis pelo irrigamento da pele entopem-se, impendem que o sangue alcance as células à superfície e resulta na sua morte. Para atenuar as rugas, usando um tratamento caseiro, bastante eficaz, faça uma máscara de pepino, retirando a polpa e depois junte 1 chávena de chá de água de rosas, 1/2 chávena de chá de leite de amêndoas doces, 1/2 chávena de álcool e bater tudo no liquidificador. Bata 2 claras em castelo e junte ao preparado anterior. Deixe descansar a mistura durante 2 dias, coe e faça aplicações durante 30 minutos. Agite sempre antes de usar e guarde no frigorífico.
Benefícios do mel   O mel de abelhas, quando puro, tem imensas virtudes para a saúde, havendo até quem acredite que prolonga a vida. Sabe-se que o mel é calmante, laxante, emoliente, anti-séptico, expectorante, depurativo para o sangue, diurético e quando aplicado exteriormente ajuda a cicatrizar feridas. É importante no tratamento de resfriados e garganta inflamada, em gargarejos com água. Combate cãimbras, resolve prisão de ventre, e alivia ainda a sinusite e nariz entupido. De salientar, que na prisão de ventre, o ideal é beber um copo de água morna com 1 colher de sopa de mel, de manhã ao levantar.
Tratamento para anemia  Podemos tratar a anemia com certos alimentos e evidencia-se o espinafre, por ser um alimento rico em sais de ferro, tornando-o especial e um excelente fortificante para combater a anemia e a escrofulose. Outros atributos tem ainda o espinafre, sendo bastante eficaz para prevenir a arteriosclerose, para doenças do cérebro e para os nervos também. É um alimento que consumido regularmente, baixa a tensão arterial, ajuda a eliminar cálculos renais, alivia mentruações dolorosas e reduz a dor provocada pela artrite. O espinafre deve ser consumido crú, em sumo e deve ser bebido 2 vezes por dia.

 

 

Alimento para prevenir a osteoporose   A osteoporose é a perda de massa óssea, tornando a sua estrutura progressivamente mais porosa e torna o paciente mais susceptível de sofrer uma fratura óssea. A incidência da doença é mais baixa no homem do que na mulher, sendo normalmente nos homens, a partir dos 75 anos de idade e na mulher logo a seguir à menopausa. O consumo de certos alimentos, previne em parte, a incidência da doença, ou pelo menos atenua. É importante que se beba sumo de agrião diluído em água de manhã em jejum, que se utilizem os bróculos cozidos a vapor e temperados com azeite e pouco sal às refeições. Deve também beber-se um copo de leite de soja por dia e usar pepino sem sal nas refeições. Em relação à fruta, deve beber-se 1 copo de sumo de açaí pelo menos 3 vezes por semana, comer uvas 1 vez por semana e como sobremesa após as principais refeições, deve comer-se 6 castanhas de caju.

 

 

Remédio caseiro para infeção de ouvidos  No caso de uma simples infeção de ouvidos, em geral o corpo recupera por ele mesmo. O objetivo de uma infeção viral é aliviar os sintomas. Um dos remédios mais eficazes em caso de dores associadas a uma infeção de ouvidos, é o azeite de alho, pelo facto de este ter propriedades antisépticas, antivirais e antibacterianas.  Ingredientes para fazer o remédio:
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
Ponha a aquecer um pouco o azeite ao lume brando com o alho picado. Retire do lume, coloque uma tampa e deixe macerar durante 30 minutos. Coar e coloque num frasco escuro e de vidro (frasco conta gotas). Coloque 2 a 3 gotas no ouvido afetado. Pode aplicar sempre que a dor surgir. Conservar 4 a 5 dias no frigorífico.

 

Xarope de nabo para tosse
Para a tosse existem alguns xaropes que compra em farmácia, que pode resolver ou não a tosse, mas pode também fazer o seu xarope caseiro.
Descasque um nabo e corte as fatias finas. Ponha num prato fundo uma camada de nabos e uma de açúcar. Fazer isso até acabar o nabo, colocar uma tampa e deixar repousar durante 2 horas. Passado duas horas, pegue numa colher de sopa recupere uma colher cheia de xarope e tomar. Remédio caseiro muito eficaz e simples de fazer.
Tosse alérgica
Se tiver tosse provocada por uma reação alérgica, convém ter alguns cuidados e é recomendado. Tomar um xarope caseiro antes de deitar. Colocar um desumidificador no quarto, 2 horas antes de se deitar. Beber muita água ou chás. Evitar fumar ou estar em ambientes de fumo. Evitar sair na altura dos picos de poluição. Evitar locais aquecidos com ar condicionado, aquecedores, etc. Mudar a sua cama. Deixar arejar a sua cama todos os dias. Se a sua tosse demorar a passar, mais de 3 semanas, se for violenta e aguda, então aí consulte imperativamente o seu médico.

 

 

Remédio caseiro para espinhas(acne)   As espinhas são pequenas erupções da pele, que aparecem em qualquer parte do corpo, mas é no rosto onde normalmente mais incomodam. São muito comuns na puberdade e quase sempre aparecem por desiquilíbrios hormonais próprios da idade. Pode fazer um remédio caseiro, muito eficaz no tratamento destas borbulhas e para tal coloque 50 gramas de feijão a demolhar em vinagre branco, até que a casca se comecem a desprender. De seguida, triture o feijão e junte um pouco de óleo de amêndoas doces, verificando que fique com uma consistência pastosa. Lave o rosto, seque muito bem e aplique a pasta sobre as espinhas, deixando agir durante 20 minutos. Lave novamente o rosto e repita o tratamento no dia seguinte. Verifique como a sua pele melhorou!

 

Máscara caseira para clarear para a pele    A pele com o sol e também com o cansaço, acaba mostrando algumas manchas bastante inestéticas. Pode fazer uma máscara caseira, com produtos naturais, que resolve eficazmente as manchas, quando usada com regularidade. Experimente deitar numa panela pequena, uma chávena de leite gordo com 2 colheres de sopa de mel de abelhas e uma colher de sopa de farinha maizena. Leve ao lume brando, mexendo sempre até formar uma pasta. De seguida deixe arrefecer e passe no rosto ou na parte do corpo manchada e deixe repousar durante 20 minutos. O mel funciona como substância nutritiva, a maizena possui substâncias calmantes e o leite com o ácido lático, vão clareando a pele. Por fim retire e lave com égua bem fria. Repita 2 a 3 vezes por semana.

 

Remédio caseiro para eliminar borbulhas   Quando surge uma ou várias borbulhas uma pessoa fica chateada e sem saber o que fazer. Existem alguns produtos à venda no mercado, que prometem resolver a situação, mas nem sempre é fácil de eliminar o problema. Pode ainda tentar fazer o seu próprio remédio caseiro com uma cebola que normalmente está sempre à mão. Corte a cebola ao meio e depois com um cotonete recupere um pouco do líquido da cebola. Aplique em cima das borbulhas (tente aplicar duas vezes ao dia) até que estas cicatrizem por completo.
Dor de cabeça Normalmente as dores de cabeça ou cefaleias quando consideradas fortes e persistentes, impedem em certas ocasiões, as pessoas de levarem uma vida normal de trabalho ou mesmo social. As dores de cabeça podem ser variadas, desde dor intensa unilateral, em ataques breves que se repetem várias vezes no mesmo dia, ou então podem ser constantes durante vários dias, semanas ou até meses. Há algumas pessoas que referem náuseas, enjoos e também mau-estar. Outras, quando em épocas de crise, podem apresentar dificuldade em ver a própria luz do dia (fotofobia). As causas são muito diversas e algumas até são desconhecidas. Por vezes são provocadas por simples resfriados e por sinusite, rinite, prisão de ventre, doenças infeciosas, otites, alterações da tensão arterial, stress e mesmo cansaço. Excessos alimentares, bebidas alcoólicas em demasia, assim como a miopia astigmatismo e glaucoma, podem também causar cefaleias.

 

Ácido úrico O ácido úrico   é uma substância encontrada em maior ou menor quantidade no corpo humano e deriva do mau funcionamento do próprio organismo ou da ingestão assídua de alimentos ricos em proteínas e também do consumo regular de bebidas alcoólicas. O aumento da sua concentração no sangue acontece pela produção excessiva ou então pela dificuldade da sua eliminação pela urina. A hiperuricemia provoca a precipitação de cristais de ácido úrico no sangue, resultando muitas vezes num ataque de gota. Com o passar do tempo, as articulações produzem graves deformações e a doença torna-se crónica.

 

 

Massagem anti-varizes    Quando se tem tendência a ter, ou já se tem varizes, é necessário ter alguns cuidados massajando as suas pernas com regularidade para as aliviar. Podemos utilizar alguns produtos químicos que se vendem no mercado, mas também pode utilizar produtos naturais. Para isso basta preparar uma mistura caseira 100% natural da seguinte forma:
–  Numa tigela vai colocar uma colher de sopa de azeite com 5 gotas de óleo essencial de cipreste e 5 de óleo essencial de limão. Aplicar essa mistura nas pernas começando a massajar o tornozelo e ir subindo até ao joelho.

 

 

Melhorar o rosto Quando se está um pouco cansada   e se nota na pele do rosto, podemos disfarçar o aspeto, preparando uma mistura natural que vai reavivar a sua pele em pouco tempo. Para isso, faça o seguinte: Numa tigela, coloque sumo de um limão, com duas colheres de argila verde em pó, que pode encontrar em farmácias, ervanárias, supermercados ou lojas especializadas. Misture e coloque um pouco no microondas até a mistura ficar morna. Aplicar sobre o rosto todo, evitando o contorno dos olhos e deixar atuar 15 minutos. Retirar com água morna e de seguida aplicar o seu creme hidratante habitual como sempre faz. A pele do seu rosto vai estar bonita e reavivada.

 

 

Aliviar a caspa   Quando se tem alguma caspa, podemos atenuar com alguns produtos que existem à venda no mercado, mas também pode fazer isso de forma natural, em casa. Para isso basta fazer o seguinte: Coloque um litro de água num recipiente, adicione 100 gr de folhas de buxo e deixar macerar durante 6 semanas. Depois das 6 semanas, coe a mistura e aplique no couro cabeludo todas as noites, massajando com a ponta dos dedos. Fazer essa aplicação durante uns dias e a caspa desaparece. Esta solução é ideal.

 

 

Esfoliante para as mãos  As mãos, principalmente quando está a chegar o frio, requerem cuidados redobrados tanto ao nível de esfoliação como ao nível de hidratação. Existem alguns produtos à venda no mercado para fazer esfoliação, mas pode fazer o seu próprio esfoliante caseiro 100% da seguinte forma: Adquira óleo de amêndoas doces e flocos de aveia que compra em qualquer supermercado. Numa tigela coloque 1 colher de sopa de aveia com 1 de óleo de amêndoas doces, misture e coloque nas mãos. Depois, esfregue as mãos suavemente durante uns minutos e passe por água morna. Por fim aplique um creme hidratante.

 

 

Eliminar olheiras   elas Acontece quando uma pessoa passa uma noite mal dormida ou muito cansada e de manhã, ao acordar, deparamo-nos com as olheiras estão bastante acentuadas. Podemos resolver esse problema rapidamente e de forma muito eficaz, bastando para o efeito pegar numa batata e cortá-la às rodelas. De seguida pegue em duas e coloque uma em cima de cada olho. Deixe-se estar deitada durante quinze minutos com este tratamento ao rosto e por fim passe por água. Desta forma as olheiras vão atenuar rapidamente e a sua pele ficará suave e mais clara.

 

 

Desodorizante natural   Pode utilizar um desodorizante normal que pode comprar em qualquer supermercado, mas também pode utilizar o vinagre de sidra para o substituir. Sim, basta todas as manhãs passar por baixo das axilas com a ajuda de um algodão um pouco de vinagre de sidra. Pode parecer estranho ao início por ter um cheiro intenso, mas depois desaparece rapidamente. O vinagre de sidra atua de forma eficaz como desodorizante natural e fica protegida durante para várias horas, além de que não prejudica a pele, poupando dinheiro.

 

 

Farinha de aveia   para a pele Para ter uma pele bonita e fresca, pode utilizar alguns produtos que se vendem no mercado, mas também pode fazer um produto 100% natural, que confere à pele um aspeto luminoso e saudável, bastando para isso fazer o seguinte: Coloque numa tigela um pouco de farinha de aveia, uma gema de ovo, um pouco de água morna e misture até ficar uma pasta. De seguida, aplique no rosto e deixe durante meia hora. Depois, passe por água morna para retirar a pasta e por último, lave bem o rosto com água fria.

 

 

Inflamação da garganta   As dores de garganta são quase tão vulgares como as constipações, visto que muitas inflamações na faringe são provocadas pelos próprios resfriados. Em muitos casos, são também devidas a irritação causada pelo excesso de fumo. Tanto na criança como no adulto, qualquer dor aguda de garganta, acompanhada de temperatura, pode significar uma situação grave, pelo que deve consultar quanto antes o médico. Na maioria das vezes a amigdalite ou infeção das amígdalas, manifesta-se por sintomas como febre alta, que pode durar alguns dias, vómitos, dores de cabeça e inflamação da garganta, de tal forma, que a deglutição pode tornar-se difícil e dolorosa. Numa situação destas, deve consultar-se imediatamente o médico, porque se as amígdalas estiverem permanentemente infetadas, podem causar complicações graves, nomeadamente nos rins e coração e por outro lado quando estão demasiado volumosas podem dificultar a respiração.
Remédio natural para comichão Acontece de vez em quando a pessoa ter comichão por causa de uma irritação, alergia ou por qualquer outro motivo. Podemos aplicar alguns produtos que se encontram à venda no mercado, uns resultam melhor do que outros e muitas vezes não tem em casa. Pode também utilizar um produto natural, caseiro e para isso pode fazer o seguinte: Numa tigela colocar um pouco de bicarbonato de sódio com um pouco de água até ficar uma massa espessa. Depois de pronta, aplicar essa massa em cima da zona irritada durante uns minutos. Vai notar um alívio imediato.

 

 

Aliviar nariz entupido com sal   O nariz entupido pode resolver-se com alguma facilidade de usar uma solução salina, com a ajuda de uma seringa. Para esse efeito deite água num recipiente à temperatura de 37º e junte meia colher de sal de cozinha. Acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio, de forma a suavizar o efeito do sal. Deite o preparado dentro de uma seringa e coloque a cabeça de lado, deitando de seguida o líquido em cada narina. O local ideal para fazer este tratamento é no lavatório da casa de banho para que não suje. Desta forma, se algum líquido escorrer, não cai para o chão. Abra a boca para respirar, evitando a respiração pelo nariz. Se a solução salina escorrer pela boca, basta que cuspa o produto, mas não fique preocupada, porque não faz mal. Por fim assoe naturalmente o nariz e vai certamente sentir-se melhor. Esta é uma solução natural, fácil de realizar em casa, sem necessidade de produtos químicos.